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O que faz um consultor?

Basicamente um consultor propõe soluções. Através de um diagnóstico, o consultor busca entender o contexto da empresa e a causa das dores (sintomas) relatados pelo contratante. Todo processo de consultoria envolve um objetivo, um consultor responsável e um membro da empresa responsável (ou comissão). O "fim" do processo de consultoria normalmente é um plano de ação que pode vir a se tornar uma nova etapa da consultoria, onde o consultor acompanha a execução deste plano, visando atingir os objetivos traçados ao início do projeto.

Importante ressaltar que o consultor não é um colaborador da empresa, o mesmo deve manter um posicionamento de intermediação e imparcialidade, não se deixando contaminar pela cultura empresarial vigente. O consultor orienta, aconselha, consulta, propõe soluções, porém o responsável pela tomada de decisão e execução é o contratante. Assim sendo, ao ser contratado para participar da etapa de execução, o mesmo passa a atuar como assessor ou outro cargo correlato.

 
 

Quando devo contratar uma consultoria de marketing?

O marketing tem papel fundamental no valor da marca da sua empresa, no posicionamento diante do mercado e na formatação de estratégias para prospectar e satisfazer clientes. Diante disso, se você vai abrir um negócio, quer reposicionar um produto ou a própria empresa, e não se sente apto a fazer isso sozinho, contrate um consultor de marketing para lhe orientar nesse processo.

 

Caso você tenha dificuldades em traçar estratégias para faturar mais, ou sinta que o que está executando não está gerando um resultado esperado, o consultor vai lhe ajudar. Através do diagnóstico, poderá propor um plano de ação para reverter a situação e te dar condições de criar suas próprias ações.

O importante é levar em conta que você não precisa estar sozinho neste processo e alguém com experiência na área pode te apontar os melhores e mais eficientes caminhos.

Como funciona o processo de consultoria de marketing?

O processo de consultoria divide-se basicamente em três partes: diagnóstico, coleta e análise de dados, execução/

acompanhamento.

No Diagnóstico o consultor analisa o cenário do objeto do projeto, seja uma marca, uma empresa, um produto. O mesmo é fundamental para definir os objetivos da consultoria e identificar as causas reais das dores apresentadas pelo contratante. O mesmo é apresentado ao contratante, onde é traçado o foco da consultoria.

A etapa de coleta e análise exige o envolvimento direto da empresa e a transparência em relação às informações solicitadas. Nesta etapa é que será formatado o plano de ação, documento que reúne informações da empresa, dados, justificativas, cronograma de ações, recomendações e sugestões. Normalmente feito diretamente na empresa do contratante, através de conversas, entrevistas, questionários, captação de dados, etc.

É a partir do plano de ação que as empresas atuam para executar as medidas apontadas no processo de consultoria para que se atinja os objetivos esperados. 

Em muitos projetos de consultoria o processo de trabalho finda na apresentação do plano. Com ele em mãos a empresa decide por si só colocá-los em prática.

Porém, na maioria dos casos, o contratante opta por manter vínculo com o consultor para acompanhamento da execução do plano, auxiliando nesta etapa e mesmo gerenciando a execução do projeto. 

Consultoria de marketing é caro?

O valor de um projeto de consultoria varia muito.

Varia primeiramente de acordo com o profissional escolhido. Se o mesmo é qualificado, tem experiência em consultoria, se é novo no mercado.

Varia também pelo tamanho e grau de dificuldade do projeto.

O mais importante é que saiba-se que qualquer investimento que traga melhores condições do seu negócio se destacar no mercado e prosperar em vendas, é um bom investimento. Principalmente se tratando de um processo que gera aprendizado e inclui conhecimento no capital intelectual da empresa, modificando a cultura organizacional e a forma como o marketing é visto dentro do negócio.

Quais as vantagens de contratar um consultor?

  • Mão de obra qualificada para desenvolver soluções na sua empresa;

  • Você não terceiriza a decisão, o consultor tem o papel de te dar condições de decidir;

  • O profissional tem experiência em projetos similares aos seus, o que agrega e MUITO na criação do melhor plano de ação para os seus objetivos;

  • Você estará contratando também uma metodologia de trabalho, o que aumenta a organização das ações a serem desenvolvidas, bem como a priorização do que deve ser de fato executado

  • Muitas vezes acreditamos que "santo de casa não faz milagres". O consultor pode falar o que muitos colaboradores não teriam coragem ou não sabem como expressar da melhor forma. Assim, você está contratando alguém imparcial que tem como foco principal, alcançar os seus objetivos.

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