• Georgina Morelli Matos

6 Dicas sobre Cartão de Visita

Parece simples, mas muitas vezes não é. O cartão de visitas, além de importantíssimo para o seu empreendimento, é um documento cheio de significados e histórias para contar sobre o seu negócio!

Dito isso, resolvemos organizar… tchan, tchan, tchan tchan…

As 6 dicas sobre cartão de visita!


1 O que é? O cartão de visitas é um documento com informações de contato da sua empresa ou negócio. E só. Não é panfleto, folder, portfólio de produtos, catálogo, espaço de publicidade… É somente um documento, geralmente de 5x9cm, com as informações para acharem você. Ok, não é ‘só’ isso.


2 O cartão de visitas conta uma história. Além das informações de contato, que geralmente são nome, telefone, e-mail, endereço e redes sociais, o cartão tem forma, cor, textura, marca, tipo de letra, cores… Ou seja, tem diferentes aspectos que carregam esse cartão de significados, passando uma impressão para quem o recebe. E é muito importante pensar em que mensagens você quer passar para quem recebe. Quem é meu público? O que quero que pensem de mim ou da minha empresa quando receberem meu cartão? Essas são algumas das questões importantes na hora de desenvolver o layout do cartão.


3 O ideal é que você contrate alguém especializado para desenvolvê-lo. (Oi! Tudo bem? Podemos lhe ajudar?) Mas se pudermos dar ao menos uma dica sobre o cartão de visitas, diríamos: “Menos é mais!”. Coloque contatos que de fato você está acessível, não carregue de opções que o cliente pode não achar você quando precisar. Além do mais, conhecendo bem seu púbico, você deve saber que meios de comunicação ele utiliza. Foque neles!


4  Ok, meu layout está pronto, bora imprimir? Pense bem antes de imprimir. Por exemplo, antes de fechar um orçamento vantajoso de 10mil cartões, quando na verdade 1mil seriam suficientes… você pode acabar mudando algum dado de contato, ou da identidade da marca e ter que reciclar 9mil cartões num curto espaço de tempo.

E mais importante que a quantidade, é a revisão. Revise os dados do seu cartão, mostre para outra pessoa… minimize a possibilidade de erros de escrita, ou da fome das letrinhas e, novamente, minimize o risco de jogar 10mil cartões fora, mais o valor de impressão. Pois se você aprovou a arte, a responsabilidade é sua, e não da gráfica. E por falar em gráfica, escolha uma que você tenha uma referência, que você já ouviu falar (bem). Para depois não falar coisas do tipo: “Meu cartão está atrasado na gráfica, não tenho no momento”; “imprimiram com a cor errada”; “o acabamento ficou horrível”. As vezes, pior do que não ter cartão, é entregar um que passe uma péssima impressão (por mais infame que seja o trocadilho).


5 Sim, tenho cartão, e agora? Guarde seu cartão num lugar seguro e de fácil acesso. Nós aqui sugerimos um porta cartões mesmo, mas muita gente opta pela carteira. Só cuide para que não seja um local onde ele possa amassar, arranhar, ficar marcado. Entregue ele como novo, como quem entrega tanto cartão que não dá tempo dele ficar amassado no formato da carteira. E de preferência, entregue com os dados virados para quem recebe, para a pessoa já ler de cara, sem ter que ficar procurando por onde começar. Entregar um cartão não tem segredo, é a coisa mais natural do mundo dos negócios e você deve ter orgulho disso. #businesspeopleandproud


6 Mas e na hora de receber? Sim, como você recebe um cartão de visitas também diz muito sobre você. Você que já participou de alguma feira de negócios sabe, que quando o cliente joga o seu cartão dentro da sacola de brindes e folders… sabe que caiu na vala comum dos expositores… Então, independente da pessoa que lhe entregou um cartão, e principalmente para aquela de alto grau de importância, aquela que você quase consegue ver cifrões através dos olhos, receba o cartão, leeeeia o cartão (frente  e verso), agradeça e guarde, num lugar em que você sabe que ele não vai se perder. Jamais dobre, amasse ou jogue, pois as pessoas reparam na forma como você recebe o que para elas é um documento importante da empresa ou negócio.

Não tem segredo, mas tá cheio de truques 🙂

É isso pessoal! Esperamos que vocês aproveitem esse conteúdo e estamos abertos para esclarecer e falar mais sobre esse ou qualquer outro relacionado à Marketing de Relacionamento, Design Gráfico e Networking.
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