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  • Georgina Morelli Matos

A POPULARIZAÇÃO DE BUSCAS POR VOZ VAI IMPACTAR A FORMA COMO PRODUZIMOS CONTEÚDO NA INTERNET


busca por voz

A busca por voz é tendência crescente em todo mundo. Isso porque, empresas como o Google tem investido cada vez mais em melhorar o uso de suas ferramentas através do celular. Além disso, aparelhos inteligentes, como o Google Home usam a busca de voz como forma de interação e ferramenta essencial para o funcionamento desses dispositivos. Este aparelho nada mais é que um auto-falante inteligente que, ligado a internet, interage com você e com sua casa, mediante comandos previamente configurados.





Sendo assim, o futuro que se desenha é que cada vez mais o consumidor interaja com dispositivos eletrônicos através de comandos de voz.


Esta mudança de comportamento se reflete também no planejamento de conteúdo e no marketing como um todo. Prevendo o padrão de buscas dos usuários, é possível imaginar que, ao buscar determinado assunto no Google, aparecerá primeiro aquele com mais proximidade à forma como as pessoas perguntam para o buscador de voz.


Por exemplo, se eu quiser saber como é feito um pão de trigo, provavelmente falarei com google em forma de pergunta: "Como se faz pão de trigo?". Se no site de determinada padaria tiver uma parte destinada a conteúdos contando de seus processos, e seus títulos tiverem em forma de pergunta, é muito possível que ela apareça muito bem rankeada nesta busca.


E veja, este processo de adaptação de conteúdo está só começando para alguns mercados, de forma que os primeiros a se adaptarem, rapidamente serão bem classificados e escolhidos entre as buscas por voz.


Veja abaixo algumas formas de se destacar na busca por voz:

  • Crie páginas de perguntas e respostas (FAQs) em seu conteúdo;

  • Crie artigos e publicações respondendo a perguntas de seus clientes;

  • Adicione perguntas nas páginas de produtos;

  • Requira seu negócio no Google cadastrando-se no Google Meu Negócio e mantenha suas informações atualizadas com boas palavras-chaves para ser encontrado por buscas locais.

  • Contrate um bom profissional de Google Ads, que possa configurar o SEO do seu site, otimizá-lo para melhorar a impressão orgânica ou mesmo através de campanhas pagas.