• Georgina Morelli Matos

EMPREENDER é um ato de CORAGEM

A Nove Tres é uma empresa que trabalha prestando serviços de marketing para empresas de variados segmentos de atuação, e uma das coisas que aprendemos nesse breve tempo de vida é:

Empreender não é só negócio, é estilo de vida.

Por mais que você leia variados livros que desmistificam questões administrativas do negócio ou que te impulsionam para agir em torno de objetivos, mesmo assim, trata-se muito mais de tirar a bunda da cadeira, arregaçar as mangas e fazer acontecer. (Hey ho, Let’s Go)

E falamos disso por experiência própria.

No entanto, a grande reflexão desse artigo é algo que pouco vemos relatado nos textos “empreender não tem segredo, empreender é fácil”.


Muitas vezes esquecemos que não somos apenas administradores do nosso próprio negócio, somos pessoas, com limitações e capacidades diferentes e que influenciam diretamente no nosso agir e nas decisões tomadas. Han? O que estamos querendo dizer?


Queremos dizer que é impossível separar o lado empreendedor da pessoa “física” e que esses 2 aspectos devem caminhar e evoluir juntos. Um empreendedor que tende a se sabotar e não confiar em si, também tende a fazer isso com o seu trabalho. Um empreendedor que não se vê como realmente é, e acha que está acima de tudo e de todos, talvez esteja sempre frustrado com os resultados obtidos, e por aí vai…


A dica preciosa (e não estamos prometendo nada com ela) é que na escolha de ser um empreendedor, escolha também desenvolver habilidades pessoais além das profissionais.

Desenvolver essas habilidades de auto conhecimento é tarefa de persistência e de coragem. Pois exige confrontar uns fantasminhas ali, outros aqui. Mas faz parte! Exige tanto ou mais de você do que o investimento em habilidades técnicas e administrativas, mas é importante na mesma medida! A diferença é que você não vai usar isso somente para o trabalho, e sim, para todo o resto dos aspectos das sua vida (que sim, as vezes tá tudo junto, misturado).


A tomada de consciência de si mesmo é uma grande arma, conhecer-se é um grande trunfo, pra saber porque agimos como agimos e porque pensamos como pensamos.


Mas como se conhecer melhor? Como desenvolver as habilidades pessoais? (mim ajuda:( )

Você pode atacar isso da forma que acha que funcionará melhor pra você.

Quando você sabe e tem claro o que quer de si e da sua vida, fica fácil, extremamente fácil, de definir objetivos para chegar lá. (quem não sabe onde vai, não sabe quando chega) - ou quando, ou onde…


Então, não importa o nome do motorzinho que está ligado dentro de você (poder, dinheiro, família, conforto, viagem…) descubra o que é e ligue na potência máxima!

Mas calma, Nove Tres, eu não sou uma máquina! E nem nós! Se aceite como é e se trate muito bem! Tem dias que você está super motivado e tem dias que não dá vontade de sair da cama. E é assim mesmo. Pare, respire, pense no objetivo e em todas as coisas que te motivam a sair da cama todos os dias.


As vezes é muito mais transpiração do que inspiração. Simples assim.

0 visualização

© 2018 NOVE TRES

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn