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  • Georgina Morelli Matos

Faço tudo certo, mas não progrido!

20 COISAS QUE VOCÊ PODE ESTAR FAZENDO ERRADO E IMPEDINDO VOCÊ DE TER SUCESSO NO SEU NEGÓCIO


As vezes acreditamos estar fazendo tudo certo e o resultado simplesmente não vem!

Nessa lista propomos a você refletir de forma sincera o que pode estar errado e impedindo seu negócio de decolar.


1 - Você está nesse negócio pelos motivos errados. Você não gosta do que faz ou faz só pra ganhar dinheiro e isso te deixa menos motivado e insatisfeito.


2 - Você não está 100% nesse negócio. Ele é seu plano B ou mesmo sendo o plano A, você tem outras prioridades que estão diminuindo sua dedicação para que o negócio decole. As vezes, quando dar certo é a única escolha, acaba dando certo.


3 - Você não quer crescer. Acha que o tamanho atual do negócio está bom e na proporção do que você é capaz de gerir e, como diz o ditado "empresa que para de crescer, morre".


4 - Você espera ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas de sempre. O mercado muda, o comportamento e necessidades do consumidor mudam. Mas você permanece insistindo nas mesmas formas de fazer as coisas.


5 - Você culpa os outros por suas falhas. Culpa equipe, clientes, fornecedores e parceiros, quando a responsabilidade do sucesso é sua. Se o sucesso será seu, a culpa pela falta dele, também é.


6 - Você culpa questões ambientais pela falta de prosperidade no negócio. "Mas a crise, o mal tempo, a economia, a política, o evento na cidade, ..." Trabalhe com as adversidades para encontrar um caminho. Empreender é isso.


7 - Você não cumpre o que promete. Seu cliente espera receber algo de você e, por falta de comunicação ou uma oferta errada, ele se decepciona e não volta mais.


8 - Você está focado sempre no próximo cliente e pouco no que você já tem na carteira. Fidelizar é fundamental e um cliente satisfeito é a melhor estratégia de marketing.


9 - Você ignora a concorrência ou considera seu negócio tão especial, que acha que não tem concorrência. Um cliente com perfil do seu negócio, com o dinheiro na mão, pode escolher de formas variadas como resolver o problema dele. Quantos lugares para comer? Quantas formas de tratar doenças? Quantos meios de locomoção? Quantas lojas de roupas temos?


10 - Você não busca o sucesso, pois está ocupado copiando a concorrência. Seja autêntico. Não ignore o que a concorrência faz, mas pare de copiar estratégias que estão sendo usadas para a realidade de outras empresas. Pesquise, adapte, conheça sua realidade e objetivos.


11 - Você não sabe onde quer chegar. Quando não sabemos onde ir, qualquer caminho serve. Não escolher nada, também é uma forma de procrastinar ações que façam você sair do lugar.


12 - Você quer fazer tudo sozinho. Para crescer, precisamos saber delegar aquilo que pode ser delegado. Dependemos de pessoas, parcerias, clientes, fornecedores. Desapegue de ter a autoria de tudo da empresa, desde o operacional ao tático.


13 - Seu produto é genérico. Sua solução não tem nenhum diferencial de mercado, o que te deixa refém de conveniência ao cliente ou preço baixo. O que faz seu empreendimento especial?


14 - Seu atendimento ao cliente é ruim. Pessoas despreparadas, desmotivadas e sem empatia tratam o seu cliente como se fizesse um favor ou perdem o interesse no cliente se o mesmo não apresenta potencial de compra.


15 - Sua marca e identidade visual não refletem o valor da sua empresa. Você investiu em conhecimento, em estrutura, em bons produtos... Mas na hora de "embalar" com um boa marca, não achou que valia o investimento. Ou, sua marca não está compatível com o posicionamento da empresa no mercado.


16 - Você está no lugar errado. Escolheu um ponto de venda que não é compatível com seu modelo de negócio e está iludido que a falta de conversão de vendas é passageira.


17 - Você não tem controle financeiro da sua empresa. Precificação errada, falta de controle de entradas e saídas, sem projeção de faturamento.


18 - Você não tem um planejamento de marketing. Suas ações são reações do mercado desordenadas, que impede você de agir de forma antecipada, planejada e eficiente.


19 - Você está numa sociedade com alguém e o resultado dessa relação é uma disputa de poder que barra o progresso da empresa. Conversa franca, definição dos papéis, estabelecimento de metas e a busca de uma relação de crescimento mútuo, são alguns dos aspectos a se buscar em uma sociedade. Busque prosperar, não ter a razão em tudo.


20 - Você empreende sem propósito. Qual a razão do seu negócio existir? Você acredita que ele faz o mundo melhor? Dê significado ao que você faz.


Espero que algum desses itens possa ter batido em cheio no momento atual do seu empreendimento e que, a partir daqui, as coisas mudem. Depende de você.