• Georgina Morelli Matos

GASTRONOMIA E ESTRATÉGIA: Valorize seus artilheiros para faturar mais

Vamos misturar futebol e gastronomia para explicar para vocês como faturar mais sem ter que reinventar as regras do jogo.

A regra é clara! Todo estabelecimento de alimentação fora do lar tem os pratos que são os queridinhos de um grupo de clientes.

Aquela padaria em que o sonho é famoso, o buffet por quilo em que a panqueca é disputada, ou o barzinho que tem um bolinho de carne seca que devia ser campeão do Comida Di Buteco.

Resumidamente, a estratégia é simples, pegar um produto já consagrado da casa e, sem ter que driblar muito a lista de compras, lançar novos produtos, seja em cardápio fixo ou edição limitada, que serão certeza de grito na arquibancada.

Uma empresa que faz isso de maneira genial é o Outback. Todo mundo conhece e ama pratos como a Costelinha (Ribs on the Barbie), a Bloomin' Onion e a sobremesa deliciosa, Chocolate Thunder From Down Under. Se não conhece esses pratos, recomendamos forte!

Nesses últimos anos tem sido recorrente o lançamento de edições limitadas desses pratos reinventados em hambúrgueres, em pequenas porções no Boomerang Outback ou mesmo em ancoragens de marcas consagradas, como o Chocolate Thunder From Down Under na versão de doce de leite da Havanna. Sabendo do poder dos seus artilheiros, a sobremesa Chocolate Thunder From Down Under virou até mesmo Ovo de Páscoa. Assim foi possível aproveitar a data para além das fronteiras dos restaurantes, tornando o produto um presente, o que cria uma baita conexão emocional.

Percebeu como existe espaço para jogar sem marcação nesse campo? E você pode marcar muitos gols! Basta que haja planejamento e criatividade.

Para isso, organize suas ideias através desse checklist para montar sua campanha dos artilheiros do seu negócio de alimentação:


1 - Destaque os produtos/pratos que são os queridinhos do seu empreendimento. Confira as vendas dos itens, faça uma enquete, monte uma planilha com o ranking do seu negócio.


2 - Hora de listar as ideias! Pensando na sua cozinha, liste os processos que podem ser alterados para gerar um novo prato. Por exemplo: ao invés de fritar, vamos grelhar; ao invés de bolinho, vai ser escondidinho; ao invés de rechear, vamos colocar coberturas.


3 - Liste que outros sabores de um mesmo tipo de produto você pode utilizar para criar novas versões, considerando alternar para sabores já consagrados, marcas que ancoram valor, podendo trocar versões doces por salgadas e vice-versa. Por exemplo: novas versões do bolinho de aipim; versão da pizza doce com chocolate Kinder ou Nutella, etc.


4 - Considere o calendário de datas comemorativas e sazonalidade de alimentos. Você pode reinventar um prato quando uma data especial pode se tornar uma campanha. Por exemplo: Na páscoa, criar mais versões chocolatudas de um doce; usar a temporada de pinhão em pratos salgados; criar drinks temáticos para a época de festas julinas.


5 - Se o sabor que for o artilheiro, liste outras formas de incluí-lo no menu. Por exemplo: o famoso talharim de mignon pode virar risoto de mignon; o sanduíche de 4 queijos pode virar batata aos quatro queijos.


6 - Está totalmente sem ideias? Pergunte nas redes sociais! Seus clientes fiéis vão gostar de fazer parte do processo e te ajudar a criar novas combinações, ou mesmo batizá-las!


Lembre-se: nada de novo acontece dentro da sua zona de conforto. Tire um tempo para planejar e marcar novos gols com seus clientes.



© 2018 NOVE TRES

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn