• Georgina Morelli Matos

O que é, o que é MARKETING

No primeiro episódio do meu podcast, resolvi falar sobre o que é marketing.

Isso porque, antes de falarmos sobre ele, precisamos defini-lo.



Se alguém te perguntar se tem marketing no teu negócio. O que você diz?

Talvez primeiro a gente tenha que discutir o que é marketing, não no sentido acadêmico, mas o da vida real. Aquele marketing viável que os empreendedores executam em seus negócios. Não os modelos que ficam bonitos na parede e maravilhos nas planilhas, mas que infelizmente é inviável num cenário onde o empreendedor acumula funções operacionais além das estratégicas.


Meu nome é Georgina Matos e eu descobri o marketing ao cair de paraquedas numa empresa que não tinha, em nível consciente, uma estrutura voltada ao marketing do seu negócio. E isso já faz mais de 10 anos mas ainda hoje acontece por aí! Assim como essa empresa, muitos empreendedores também tem negócios que operam voltados ao produto, às vendas ou à produção. Desenvolver a cultura de marketing e uma estrutura de processos voltadas a visão estratégica, parece ser um conto de fadas restrito à grandes corporações, mas não deveria.


Então, responde aí, o que você pensa que é marketing?

Talvez a grande maioria tenha respondido que marketing é divulgação. Que é o que eu escuto e leio muito por aí.

Talvez, ao pensar em marketing você tenha automaticamente pensado em marketing digital, em postar nas mídias sociais. Que realmente é uma ferramenta que está extremamente difundida e é realmente fundamental para muitos negócios mostrarem que existem!


Ou ainda, tenha pensado que marketing é um setor dentro de uma empresa que cuida da papelaria, do site, das mídias, das fotos e por aí vai.


E marketing é, sim, tudo isso, mas muito, muiiiiiitooooo mais!


Nesse mundão à fora tem uma grande parte da população que vê o marketing como um vilão. Um grupo de pessoas que se senta pra definir como vamos embalar o produto e escolher o discurso que faça o cliente ser enfeitiçado a consumir um produto que ele não quer, não precisa e não deveria gastar dinheiro comprando.


Existem muitas crenças negativas em relação ao marketing, assim como em qualquer outra área de trabalho, atrelado realmente à profissionais que vendem receitas milagrosas, são agressivos, convencem pessoas e empurram produtos. São charlatões e, porque não, quase mensageiros do apocalipse!

Aquela coisa de ‘Compre ou seja um miserável!’ ‘Compre ou fique de fora!’ ‘Compre agora ou nunca mais!’


Há também quem acredite que se usar de estratégias do marketing para se promover, estará parecendo um desesperado. Como se o seu produto ou serviço tivesse que ser sempre procurado e desejado sem que você fizesse nada para isso. Se você já alcançou esse nível, não quer dizer que não atua com marketing. Quer dizer simplesmente que não precisa de divulgação.


Ok, mas voltando à pergunta inicial. O que é marketing?

Imagine que você tá criando um negócio do zero. Independente do nicho, do produto, do serviço, você quer simplesmente criar um produto que tenha valor o suficiente para que um público específico queira trocar este produto de valor, por um valor, geralmente em dinheiro. Isso é um negócio.

O marketing atua justamente em agregar o máximo de valor possível no seu produto, e quando eu digo produto, digo toda a experiência de compra do cliente, para que ele queira trocar valor com você.


O que é esse tal de agregar valor no produto? Imagine um momento da história da humanidade em que o José abriu o primeiro mercado de uma cidade. ?Ele pode simplesmente abrir uma porta com produtos aleatórios estocados e esperar pelo melhor? Provavelmente ele vai contar pra todo mundo. Com a demanda alta, já que é só um mercado na cidade, ele vai ter movimento, mas mesmo assim, vai ter que entender as necessidades dos moradores pra ter os produtos que eles desejam, agregando valor no negócio.


Talvez mais tarde, observando o José, o Pedro resolveu abrir um mercado também. E aí a brincadeira fica mais séria. Porque os dois vão ter que se diferenciar mostrando que um tem mais valor que o outro.

Um faz uma fachada chamativa, o outro resolver ter produtos mais exclusivos, finos. Um trabalha com embalagem mais reforçada, o outro trabalha até mais tarde. Um faz entregas e o outro aceita abrir conta dos clientes.

E por aí vai… cada decisão estratégica que interfere no valor agregado da experiência de compra do cliente no mercado do José e do Pedro é marketing.


Então o marketing está lá na definição do posicionamento do seu negócio, na definição do mercado de atuação, na definição do público alvo e na configuração do seu produto, antecipando todo o fluxo da experiência do cliente, desde o flerte até o casamento.

Ele está nas pesquisas de mercado para avaliar tendências e necessidades, está na definição da melhor configuração visual em cores e formas para a sua marca, para que ela seja percebida justamente pelo cliente que você quer atrair e pelo posicionamento que ela tem.


Dentro do marketing entra também a poderosa ferramenta do marketing digital, que através das estratégias previamente estabelecidas, mostra seu negócio da porta pra fora! Como quem convida o cliente a sentar pra conversar.


Hoje os mercados do José e do Pedro concorrem não só entre si, mas com um mercado totalmente globalizado e cada vez mais específico na necessidade do cliente., justamente pra ter diferenciação. Então o marketing entra como um alicerce fundamental para deixar claro pro seu público o que você faz, porque faz, como faz e por quanto.


Eu aposto que você, como empreendedor, faz muitas tarefas de marketing sem as perceber como marketing, assim como deixa de fazer muitas delas que são definitivas para ser mais valorizado no mercado.


Portanto, ter consciência e despertar para esse super poder é não só fundamental como obrigatório a um empreendedor. Principalmente o empreendedor apaixonado que quer criar marcas e produtos apaixonantes. Mas isso é assunto para outro podcast.


Se chegou até aqui, fico verdadeiramente feliz por vc ter me prestigiado. Se conecta comigo lá no instagram! @georginamatos.mkt. Até o próximo!


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