• Georgina Morelli Matos

O que a reinauguração da Ponte Hercílio Luz pode nos ensinar sobre Marketing




Após 28 anos fechada entre reformas, polêmicas, roubos, processos e muita água rolando por de baixo da ponte, o cartão-postal mais icônico da capital de Santa Catarina é reinaugurado e parece que não há como ignorarmos isso!

Mesmo os que preferiam que ela tivesse sido derrubada, para que parassem de usar a reforma da ponte como justificativa para desvio de verbas, aclamaram e visitaram a #VelhaSenhora, como carinhosamente muitos a tem chamado ao publicar suas fotos nas mídias sociais.


Rodeada de polêmicas, sempre nas mídias e ainda mais agora, com sua reabertura ao público, não se fala em outro assunto e não se vê outras fotos nas mídias sociais.


Mas do ponto de vista estratégico, essa obra é um marco que com certeza ajuda MUITO na popularidade do governo atual, que soube aproveitar muitíssimo bem todo o "PONTEncial" que a reinauguração teve, fazendo ecoar nacionalmente o assunto.


O que podemos aprender sobre marketing com isso?


1 - Gatilho da prova social - saber que todos estão indo visitá-la, tirando fotos, aproveitando o espaço, fazendo a travessia e comentando sobre isso, faz com que nosso inconsciente trabalhe para pensar que : "se todo mundo está indo, eu tenho logo que ir!" ou "se meus amigos e familiares já visitaram, eu também tenho que visitar!".


2 - Influenciadores - Convidados ou não, centenas de influenciadores e criadores de conteúdo da região correram para fazer os primeiros registros, inclusive arriscando-se em uma das atrações radicais da Ponte: o salto de Bungee Jump. Pois não basta fazer conteúdo sobre, tem que fazer de forma inusitada e fazer o que ainda não foi feito.

Com a presença desses influenciadores, mais e mais pessoas foram conferir a ponte revigorada.

Estes influenciadores também precisam de conteúdo para criar engajamento com o público. Pensando nesse ponto de vista, o que seu negócio pode oferecer de conteúdo relevante para que seja replicado por aí?


3 - Se você está lançando algo novo, aproveite tudo!

Se você vai lançar um novo produto (ou um velho-novo), aproveite todo potencial que este momento pode oferecer. Faça barulho, use o networking, envolva pessoas.

No caso da Ponte, fora divulgada toda uma programação especial para festejar a reinauguração, que incluía, não só a passagem de pedestres como diversas atrações culturais e até mesmo uma corrida que passava, obviamente, pela ponte.

Teve orquestra de baterias, escolas de samba, show nacionais com personalidades locais, etc. A lista é longa e isso mostra o quanto foi dada a devida atenção para este marco histórico.


4 - Sensação de Pertencimento - Este aspecto se refere ao fato de que queremos fazer parte dos movimentos sociais com as pessoas que nos interessam. Para isso, estamos dispostos a participar do efeito "manada", indo junto nas mesmas tendências para nos sentirmos pertencentes ao grupo. É algo como: se "todos" os meus amigos foram, é certo que eu vá também.


5 - Entrega de um bom produto. É inegável que as experiências são mais poderosas do que coisas. A ponte pode ser um objeto material. Porém passar por ela, após 28 anos interditada, uma obra histórica, arquitetonicamente emblemática, relevante para a cidade e diferente de tudo o que temos por aqui, faz com que o seu consumidor se sinta bem, se sinta importante, conecte com memórias afetivas, gere conversas e conteúdos para serem replicados.

Nesse aspecto, a ponte não liga somente a ilha de Florianópolis ao continente, ela liga as pessoas, e isso tem um poder enorme!


O mais importante para o marketing é entregar valor para o cliente e, para isso, planejar as ações, configurar um bom produto e cumprir as promessas da venda são fundamentais. Parabéns aos envolvidos não só por devolver a posse (finalmente) da Ponte Hercílio Luz à população, mas também por todo o planejamento de marketing que fez este momento à altura da relevância desta obra para a cultura da cidade.





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