• Georgina Morelli Matos

Porque profissionais liberais não prosperam?




O sonho de milhares de profissionais liberais e autônomos em todo território nacional é prosperar através do seu trabalho.

Muitos deles escolheram trocar o modelo de trabalho de CLT, se jogando no empreendedorismo, enquanto outros buscaram qualificações em áreas de seu interesse que naturalmente tende-se a empreender. Tais como: fisioterapia, arquitetura, cabelereiro, odontologista, lash designer, micropigmentadora, tatuador, costureira, etc.


A própria pandemia oportunizou milhares de pessoas a experimentar o trabalho remoto, ou até mesmo o desemprego, o que acabou culminando numa busca por independência e sobrevivência através do empreendedorismo. As definições de trabalho tem mudado mas, será que a mente do profissional também?


O grande erro, e já entrego de bandeja sem enrolação, é ser profissional liberal, mas não agir como um empreendedor. Não se ver como empreendedor, não buscar gerir de verdade o próprio negócio.

Um fisioterapeuta, por exemplo, talvez tenha feito essa formação para tratar pessoas por vocação. Mas se não possui um olhar estratégico sobre o próprio negócio, provavelmente vai vender todas as horas disponíveis da sua agenda, trabalhar para pagar contas e dificilmente poderá tirar férias. Se o fizer, perderá faturamento precioso, pois não se preparou pra isso.


A busca pela diversificação de fontes de renda, a preparação para aposentadoria, o planejamento de férias são só alguns dos pontos que, vendo o seu trabalho como um empreendimento, não podem ficar de fora.


Além disso, a falta de uma visão empreendedora e, portanto, estratégica, faz com que uma multidão de excelentes profissionais estejam trabalhando silenciosamente sem que ninguém fique sabendo. Afinal, estes profissionais são excelentes em executar seu serviço, cercam-se de cursos, formações e conhecimento. Mas são péssimos quando se trata de promover o próprio negócio.


Por estarem afundados na parte executiva de seu trabalho, alegam não terem tempo de divulgar seu negócio, para ampliar o networking, e mais preocupante ainda, não tem tempo de medir os resultados de seus esforços. E como dizem incontáveis especialistas da área: "Quem não mede, não gerencia!".

Como vamos saber se o negócio está viável sem saber quais os custos, qual o lucro, quantos clientes há em carteira? Como podemos tomar decisões mais assertivas sem ter uma visão clara dos componentes da equação?


Este artigo não visa deixar estes profissionais ainda mais ansiosos a respeito de sua conduta. Mas jogar luz ao comportamento que pode justamente estar matando ou minando o sucesso deles. Então, o que fazer?


1 - Lembre-se SEMPRE: você é um empreendedor.


2 - Empreendedores trabalham para ver o negócio expandir e para não depender exclusivamente do gestor para faturar.


3 - Empreendedores estão constantemente aprendendo e evoluindo suas habilidades de gestão para serem compatíveis com o porte do negócio que querem construir.


4 - Empreendedores não pensam e nem tomam decisões com 'cabeça de CLT'. Ou seja, são altamente responsáveis pelos seus resultados, são insatisfeitos com seu faturamento, tendo uma ambição natural para o crescimento.


5 - Empreendedores sabem que trabalham pra mostrar o diferencial do seu negócio, assim, não entram na batalha de preços - a não ser que essa seja a premissa do seu negócio, vender barato. (O que envolve desenvolver um volume absurdo de vendas pra crescer - olha a estratégia aí, gente!)


6 - Empreendedores não fazem tudo sozinhos. Eles delegam, terceirizam, formam parcerias e desenvolvem constantemente uma rede de relacionamentos.


7 - Empreendedores tem visão de curto e de longo prazo. Eles sabem o que querem do seu negócio em 5 anos. Trabalham com metas e acompanham os resultados delas.


Se você é um profissional liberal e esse artigo bateu forte em você, comece hoje a reservar um tempo da sua agenda periodicamente para ter uma reunião estratégica com você mesmo. Empreendedores fazem o que deve ser feito para crescer.


E se precisar de ajuda para estruturar o seu negócio, conte comigo.






25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo