• Georgina Morelli Matos

Recado de Marketing aos Universitários

Ao falar para acadêmicos sobre marketing, me ocorreu a seguinte reflexão: como os estudantes de faculdade estão preparando a sua imagem para o mercado pós-formatura?



Num mundo em que influenciamos pessoas à nossa volta com nossas escolhas e com o que divulgamos nas redes sociais; num mercado cada vez mais competitivo e exigente; num mercado de consumidores que querem se conectar com sua essência e seu propósito, porque esperar somente a formatura para, então, começar a divulgar seu trabalho, seus serviços e seus porquês?


Não estou falando para você começar a divulgar um serviço que você ainda não presta, mas posicionar o aspecto profissional da sua vida nos seus canais de comunicação.

Comece a criar a imagem do profissional que você irá se tornar, seja uma referência entre amigos e familiares na área em que você está atuando.


A maioria das faculdades não possui em sua grade disciplinas que auxiliem o estudante, ou melhor, o recém formado, a vender o 'seu peixe'. Cabe a ele mesmo desbravar o mercado e ser autoditada na criação de suas oportunidades. Adentram o mercado de trabalho preparados para executar o seu serviço, porém não sabem como promovê-lo.

E muitas vezes, destacam-se os que sabem melhor se colocar e não exatamente quem tem as melhores qualificações.

E mais, para uma turma de recém formados, quem tem a melhor qualificação? Como se diferenciar? Como se diferenciar, além dos colegas recém-formados, daqueles que já trilharam parte do caminho da carreira?

Então reforço o recado: comece a trabalhar sua imagem profissional desde já!


Muito possivelmente você está se formando numa profissão que escolheu, que você ama. Porque não mostrar isso vez ou outra? Não torne a sua vida pós-faculdade uma grande novidade na vida das pessoas ao seu redor. A dica é justamente o contrário... Faça com que as pessoas participem desde já da sua caminhada, vendo sua dedicação, suas conquistas, seu esforço, seu amor pelo que faz e que fiquem sabendo que em breve um profissional da sua área estará no mercado.


Autoridade se constrói em bases bem fundamentadas, de grão em grão, com um discurso bem apurado.

Vemos principalmente nas mídias sociais, a importância de mostrar o próprio conhecimento, os próprios esforços e conquistas, como forma de certificar nosso valor. Use disso para ganhar pontos e estar mais preparado para a próxima etapa da sua vida, a da execução daquilo que você vem se preparando para se tornar.




© 2018 NOVE TRES

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn