• Georgina Morelli Matos

Sem mídias sociais, seu negócio não existe! Será?




Vamos dividir nossa realidade em duas partes: o mundo real, tangível, físico... E o mundo virtual, online.

Nós existimos nos dois mundos. Uns transitam mais no mundo virtual e outros mais no mundo físico.

Com o passar dos anos, estamos cada vez mais divididos entre essas duas partes e, pra felicidade dos empreendedores, o mundo virtual tem ficado cada vez mais mensurável, quantificável, específico. Isso possibilita um melhor entendimento do nosso público, melhores condições de medir os resultados das nossas ações e, assim, tomar melhores decisões. Para a nooooossa alegria!


Toda essa viagem pra te dizer que se o seu negócio foi desenvolvido só pro virtual, como um e-commerce por exemplo, obviamente sua estratégia orbita necessariamente nesse mundo. Mas, se seu negócio com o cliente é fechado no mundo físico, faz sentido estar no virtual, adotar estratégias de divulgação, prospecção e fidelização por lá, mas não dá pra descartar as estratégias da porta pra dentro do seu negócio.


O que faz profissionais afirmarem que "sem marketing digital, seu negócio não existe", é acreditar que uma grande forma de abrir uma vitrine pro mundo é estar no mundo virtual, aquele mundo mensurável, quantificável e repleto de pessoas online. E faz sentido! Porém, cuidado com discursos temerosos, apelativos e genéricos, pra empurrar pacotes de serviços de marketing digital que não servem igualmente pra todos os negócios a que são oferecidos. Cuidado ao contratar alguém que tem esse discurso de "sem marketing digital, seu negócio não existe" porque simplesmente está puxando sardinha pro lado dele, um discurso de alguém que só vive o virtual e que pra toda dor de empreendedor, a resposta será MARKETING DIGITAL.


Como vemos muito nas redes sociais: pra um martelo, o problema sempre será o prego. E aí, vai se tratando os sintomas com analgésicos e esquecendo de olhar as reais causas dos problemas.


Outro cuidado importante é almejar somente o sucesso do mundo virtual (curtidas, seguidores, compartilhamentos) e esquecer que o sucesso do mundo físico, que é o faturamento e a conversão de fato, é que paga as contas, os sonhos e o conforto físico. O glamour do sucesso no mundo virtual é hipervalorizado, pois tá lá pra todo mundo ver, mas ninguém está lá pra ver o saldo da conta bancária, não é mesmo?


MUITOS empreendedores com quem troco ideia estão incomodados com os resultados das suas redes sociais, como se a resposta pra todo problema da empresa fosse marketing digital. E olha... As vezes o negócio é muito ruim no serviço, no produto, no atendimento. Então não adianta abrir a torneira de clientes no mundo virtual e ter um ralo aberto de ineficiência na experiência do cliente.

A rede social é importante? MUITO! É a única parte importante do marketing? NÃO!


Marketing digital NÃO É a única resposta pra falta de prosperidade do seu negócio. Para mim, a melhor forma de descobrir a melhor resposta pro seu negócio é melhorar as perguntas.


O diagnóstico do processo consultivo faz isso. Investiga o negócio de maneira sistemática pra entender as razões e buscar as pistas das soluções. Se cada negócio tem um gestor, uma estrutura e uma cultura empresarial específica, as respostas vão variar, sim. E a prescrição do tratamento também. Então pacote fechado de mídia social não é a resposta. Tão pouco "postar todo dia". Esses são só recortes de soluções que podem ou não servir. E isso é brincar com a sorte.

É dessa forma que você quer investir energia no seu negócio? Na sorte?

De qualquer maneira, desejo pra todos os empreendedores, boa sorte nas suas escolhas!

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