Marca com alma marca - Projeto de redesign para profissional de Osteopatia
- Georgina Morelli Matos
- 26 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Conceito final aplicado em quadro com estampa da marca
O processo de criação de uma marca para um negócio nem sempre segue o que manda a cartilha dos planos de negócio. Apesar de cobrarmos a importância de pensar de maneira estratégica, planejada, investindo em marketing... Na grande maioria das vezes um negócio nasce, toma fôlego, se estrutura para, aí, pensar de forma mais estratégica em sua marca.
Prova disso é que nos últimos dois anos eu fiz mais processos de Re-brandind do que branding. Sinto o peso da responsabilidade na hora de redesenhar uma marca.
Eu adoro! Sinto muito orgulho de participar de um marco na história da empresa.
Este projeto me deixou especialmente feliz, pois são raros os profissionais autônomos da saúde que já estão despertos para um pensamento estratégico, pensando mais como empresários do que como a profissão que exercem.
A Jéssyca Nogueira é fisioterapeuta, osteopata, professora universitária e possui um nicho especial de atuação, cuidando da saúde de crianças, refletindo num cuidado de toda a família em torno desta criança.

Conceito anterior e conceito final
O Briefing
A principal premissa do projeto foi: "Quero algo que reflita minha essência".
As referências enviadas brincavam com traços orgânicos, leves, coloridos e símbolos que remetem à saúde e qualidade de vida.
A marca deveria passar percepção de leveza, bem estar, segurança, alegria, confiança e a cura pelas mãos.
Na primeira etapa, que consistia em validar o conceito desenvolvido, acordamos em aliar a simbologia da árvore.

Árvore Nogueira
E porquê a árvore? Além do sobrenome da Jéssyca ser "Nogueira", a árvore simboliza a família, o crescimento, desenvolvimento, o florescer.
O Conceito
Basicamente a criação do símbolo principal da marca foi feita a partir da fusão da imagem da árvore, de uma mão humana e da letra J, inicial do nome da profissional.
O resultado é um símbolo orgânico, assimétrico, fluído que tanto lembra uma mão, ferramenta de trabalho da Jéssyca, quanto sutilmente lembra a copa de uma árvore.

Construção do Conceito
A Marca
Estrategicamente optamos por fornecer opções da marca que pudessem dar maior liberdade de aplicação da mesma em diferentes formatos, suportes e cores.
Dessa forma, independente da aplicação, seja em um brinde, papelaria, site, uniforme, post para rede social... Há uma possibilidade de marca que se adequa sem perder características técnicas importantes para identificação da profissional.

Marca principal e suas variações
Uma escolha importante para o projeto foi a definição de uma paleta de cores alegre, colorida, porém uma tonalidade mais fechada, evitando a infantilização da marca.
As cores rosa, rosa claro, amarelo, verde e azul escuro brincam entre a aplicação da marca e possibilitam linhas editorias diferentes dependendo da conversa que a Jéssyca que fazer com sua audiência.

Modelo de cartão de visitas
Outro ganho com a paleta de cores e a criação de um símbolo abstrato foi a possibilidade de criar uma estampa para a marca. Alegre, leve e original, a estampa pode fazer parte de elementos decorativos, assim como faz da papelaria da marca.

Marca com aplicação sobre estampa
O Resultado
Uma marca versátil, leve, que atende aos requisitos técnicos do conceito e aplicação.
Mas o mais importante: super apreciada pela Jéssyca, que percebeu, desde o início, a força de ter um conceito e uma história por trás da identidade visual.

Quer desenvolver sua marca comigo?
Ou mesmo fazer o reposicionamento da mesma?
Vamos trabalhar juntos!
Entre em contato para saber mais sobre esse processo e desenvolvermos um projeto juntos.
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