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  • Georgina Morelli Matos

O poder das avaliações dos clientes nas redes sociais

Atualmente, quando se fala em fazer marketing, muitas pessoas já pensam automaticamente em mídias sociais. Muito provavelmente você já acessou o facebook ou o instagram hoje, e muitos dos leitores, já acessaram mais de uma dezena de vezes.

Focando em mídias digitais, tem empresas crescendo e definhando, dependendo do seu desempenho analógico/real/oficial.

É tipo isso: vamos até um restaurante, batemos a foto do prato para postar no insta ou face e, no final da experiência, vamos na fanpage avaliar o serviço.

E é aí, no finalzinho, que o consumidor não sabe o tamanho do poder que tem na pontinha do dedo!

Quando temos uma experiência boa, contamos para um, dois amigos… agora quando temos uma experiência ruim, a gente quer contar para todo mundo! E isso está comprovado cientificamente.

A avaliação do facebook é uma forma menos constrangedora para nós, consumidores, fazermos a reclamação para a empresa. Mas, no entanto, uma forma super expositora e constrangedora para a empresa, de receber seu feedback.

Mais constrangedor do que receber uma crítica, às vezes bem cabeluda, é a maneira com o qual o responsável pelo negócio reage a essa crítica.

Pensando nesse assunto, elencamos 3 reflexões para o consumidor que avalia, e para o empreendedor:


Para quem Avalia no Facebook, TripAdvisor ou Ifood:


1 - Antes de fazer um comentário negativo na página de alguma empresa, pense no objetivo de fazer este comentário. As vezes é muito melhor tentar resolver pessoalmente ou enviar uma mensagem privada, do que iniciar uma discussão pública, ou constranger a empresa.


2 - Seu comentário negativo tira credibilidade de um empreendimento que tem pessoas, famílias, e muita energia envolvida para fazer dar certo. Antes de bater o martelo, pense sobre o quanto seu comentário pode influenciar seus amigos e outras pessoas sobre este local. Algumas pessoas tem enfrentado processos judiciais por comentários ofensivos à empresas, tome cuidado. Esfrie a cabeça, não haja com raiva.


3 - As mídias sociais são uma ferramenta tendência onde as pessoas se sentem à vontade para criticar tudo com uma certa distância e anonimato. E parece que criticar está na moda. Experimente elogiar mais e reconhecer o trabalho das pessoas. :)


Para os responsáveis pelo empreendimento:


1 - Não leve pro coração… a crítica não é pessoal, é pelo serviço prestado. A gente tem visto muito empreendedor comprando a briga e a situação fica ainda pior pra quem vê de fora. Seja profissional também na hora de receber e responder o cliente.


2 - Toda avaliação é uma oportunidade de reforçar o sucesso ou de promover melhorias no seu empreendimento. Estabeleça um relacionamento com seus clientes para que eles ajudem você a melhorar e manter o padrão de qualidade, sempre!


3 - A melhor “arma” para ter sucesso e reconhecimento nas redes sociais está, ironicamente, fora das redes. Garanta uma boa experiência ao seu cliente e, por si só, você estará ajudando o seu negócio a crescer. Hoje não há mais cliente iludido pela oferta… Nós estamos, ainda bem, mais exigentes, valorizando os melhores e contestando aquilo que não nos agrada. E isso é um grande amadurecimento pro consumidor, que gradativamente para de aceitar atendimento desrespeitoso, produto de má qualidade, demora no atendimento, etc.

Hoje os produtos e preços são similares, aposte na experiência, no encantamento e no atendimento. #ficadica

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