• Georgina Morelli Matos

14 Dicas de linguagem corporal para melhorar seu marketing pessoal

Um gesto inconsciente como levar a mão na boca ou cruzar os braços, pode dizer muito sobre o que você está achando da conversa. Descrevemos algumas dicas para você estar atento à sua linguagem corporal e também aos demais presentes na conversa.


1 - Aperto de mão fraco demais, ou forte demais - Se for fraquinho, passa insegurança, inconsistência, descredibiliza. Se for muito forte, além de poder machucar a outra pessoa, passa agressividade, a intenção de submeter ou dominar. Então, tenha seu aperto de mão firme e lembre sempre de fazer contato visual neste momento :)


2 - Gesticule enquanto fala - use sua expressão corporal para elucidar aquilo que você está falando. A maior quantidade de mensagens lidas por uma pessoa está na linguagem corporal. Portanto, demonstre entusiasmo e confiança nas suas expressões.


3 - Não dê as costas enquanto a pessoa ainda fala - respeite a fala da outra pessoa e escute o que ela tem a dizer. Dar as costas, mesmo quando você está apresentando algo, é sinal de desrespeito ou de desdém.


4 - Falar para várias pessoas, mas olhar fixamente só para uma - caso sua reunião seja com mais de uma pessoa, procure fazer contato visual igualmente com todos os presentes. As vezes ficamos nervosos, e nos fixamos em uma pessoa que nos dá confiança ou demonstra estar atentos ao que falamos (e isso é uma boa dica). Se for esse o caso, preste atenção nessa pessoa, mas não esqueça que há outras pessoas em sua audiência.


5 - Contato físico - tocar na mão, no braço, no ombro… São sinais de que você quer atenção ou criar intimidade com essa pessoa. Tome cuidado para não invadir o espaço das pessoas, principalmente tratando-se de situações profissionais.


6 - Estalar constantemente a articulação dos dedos - geralmente estar nervoso, inseguro, ansioso, são gatilhos para estalar os dedos. Então, num momento importante, segure a vontade demonstre confiança :)


7 - Postura ao sentar-se - muito na beirada da cadeira, você pode estar louco para sair do local ou conversa e, deitado esparramado como no sofá de casa, demonstra desleixo e desinteresse. Aposte numa postura mais ereta, e um pouco relaxada.


8 - Bater o pé no chão sem parar - o pessoal da síndrome das pernas inquietas pode bater o pé, mas o melhor é evitar o impulso, já que denota ansiedade e o outro lado pode interpretar que você não vê a hora dessa pessoa parar de falar.


9 - Tem um truque nos pés! Você encontrou uma pessoa no corredor, na rua, na chuva, na fazenda… Vocês conversam e você tá louco para sair dali! Seus pés provavelmente estarão apontando na direção da sua rota de saída. (E o contrário também acontece) Então note se os pés da pessoa já estão na direção de ir embora, se estiverem em sua direção, ótimo sinal :) #masnãopira


10 - Conversar com as mãos nos bolsos - demonstra timidez ou reclusa… e ainda mais com braços cruzados. Quando numa reunião você notar que alguém cruzou os braço, provavelmente ela não está de acordo com o que está sendo discutido, ou não está disposto a mudar de opinião.


11 - Olhar muito o celular ao conversar com alguém - todo mundo sabe que o mundo está conectado e todas as coisas acontecem e chegam através do celular. Empresas já tem adotado medidas restritivas em relação ao uso ou ao porte ilegal dessa arma durante reuniões. No entanto, o que conta é o bom senso. Se você está se conectando com algo que não é o momento presente, provavelmente você não quer estar ali. Conecte-se ao momento presente, tire o melhor do momento “LIVE” e bote em dia whats, face, email… Depois! (ou no intervalo)


12 - Olhar no relógio o tempo todo - mesmo efeito do celular, é estar “contando os minutos para sair dali”


13 - Bocejar várias vezes seguidas - Está cansado? Infelizmente está entediado? Levanta, toma uma água, dá uma mexida no corpo, pede pra ir ao banheiro… sai do estado relaxado e evita o constrangedor bocejo durante uma conversa.


14 - Não tirar as mãos do rosto - mão na boca pode significar duas coisas: insegurança ou o impulso de evitar falar. Oi? Nosso corpo revela aquilo que passa em nossa mente. Se temos medo de falar, ou achamos que não devemos, inconscientemente podemos levar a mão na boca, como forma de nos proteger de nós mesmos. Notando o nosso próprio comportamento, conseguimos ler os do demais :)

© 2018 NOVE TRES

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn