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  • Georgina Morelli Matos

#BLACKFRIDAY: tudo que o empreendedor precisa saber

Atualizado: 15 de out. de 2019



A Black Friday foi inventada nos Estados Unidos como forma de inaugurar o período de compras de Natal. A data ocorre um dia após o Dia de Ação de Graças, sendo então sempre comemorada na quarta sexta-feira do mês de novembro. O Black Friday, esse ano (2019) no dia 29 de novembro, inaugura um grande período de compras no comércio, sendo pela vinda do 13º salário, Natal, saldões e preparativos de Ano Novo.



A fama da Black Friday no Brasil não é das melhores. A ideia é que as empresas aproveitam o tema para lançar liquidações que, como diz o jargão, acabam sendo “tudo pela metade do dobro”. No entanto, segundo pesquisa do site de comércio eletrônico Zoom, 95% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra nessa data.


No entanto, mesmo com a fama, empresas com e-commerce se destacam por campanhas agressivas, descontos que se estendem pelo dia, semana e até mês do Black Friday.

Mesmo que seu negócio não esteja presente na internet ou que não tenha nicho com relação direta com liquidações, o Black Friday é uma data de calendário de grande oportunidade de criar conteúdo e interagir com seus clientes, criando oportunidades de faturamento.

Como muitos já sabem, não gosto de trabalhar com promoção.

Acredito que a falta de planejamento em promoções resulta em ações que atraem somente público interessado em preço, que não fideliza quando a promoção termina.

Isso não quer dizer que não vejo a promoção como uma ferramenta útil. E é aí que está. Ela deve ser utilizada como ferramenta para um fim específico. Seja levantar faturamento em um período, liquidar mercadoria, promover produto e/ou canal de vendas específico, criar banco de dados de clientes ou mesmo capitalizar a empresa.

Então, se sua intenção em estar no Black Friday é só fazer barulho, sugiro deixar passar a data e não ser visto como um oportunista que faz propaganda enganosa. Isso porque a data implica promoção de verdade.

Veja essa data como oportunidade de faturar!



Planeje o que será feito:

  • Qual seu objetivo nessa campanha?

  • Qual produto será ofertado? Por quanto? (Lembre-se de ser agressivo no desconto! Faça parceria com fornecedores e escolha bem o produto que tem boa margem ou que precisa sair da prateleira)

  • Por qual canal será a venda? Por qual período?

  • Como fidelizaremos esses clientes?

Se sua intenção é trabalhar essa data para promover serviços, oferecer isenção de taxa de adesão ou mesmo um período de testes pode ser uma boa. Além disso, você pode formatar um pacote maior de serviços para um público de menor poder de compra e escalar o ticket dele a longo prazo. Lembre-se que é mais fácil reter do que conquistar clientes, então traga o cliente para o seu negócio e depois retenha enaltecendo seus produtos e diferenciais.

Se sua promoção for para um número limitado de pessoas, antecipe essa informação e deixe seus clientes em estado de alerta!

Esse mês temos clientes da Nove Tres da área de alimentação que vão embarcar na Black Friday e estamos planejando para que o foco seja atrair clientes não usuais e pulverizar a marca dessas empresas no mercado!

Use os canais de comunicação ao seu favor! Conecte-se com seus clientes através das mídias sociais, usando a Black Friday com oportunidade de gerar vendas! Boas vendas!






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