top of page
  • Georgina Morelli Matos

Como usar a Matriz SWOT - ou matriz FOFA


swot

SWOT é abreviação das palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities, e threats. Que em português, significa: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Sendo chamada por aqui de matriz FOFA (oin 😌)


É uma excelente ferramenta para análise do cenário da empresa, considerando fatores internos e externos.

Os fatores internos referem-se às forças e as fraquezas. Nesses 2 espaços você deve pensar da porta para dentro do seu negócio e listar o máximo de itens possíveis, considerando sua estrutura física, de pessoas, habilidades, posicionamento, network, lacunas internas.

Já os fatores externos dizem respeito às oportunidades e ameaças. Estas são vistas da porta pra fora do nosso negócio. Por exemplo: é comum que empreendedores coloquem cenário econômico como ameaça, quase um padrão brasileiro, mas você deve ir além e tentar prever também outros fatores que podem ameaçar seu negócio.


Quem leva a sério esta ferramenta e dedica-se a escrever o máximo possível em cada quadro da matriz, está se comprometendo a "descortinar" aspectos negativos e positivos da sua empresa e criar possibilidades de transcender às fraquezas e ameaças, elevando o nível da gestão do negócio.


Para te ajudar, disponibilizo abaixo um link para download da planilha que utilizo junto aos meus clientes, com algumas orientações de como você pode preencher da melhor forma.



GM_MATRIZ_SWOT
.pdf
Download PDF • 514KB

Pra colocar um plus, acrescentei o item "Conquistas". Isso porque, por mais que a análise seja uma fotografia do presente, observar as conquistas nos fortalece para o momento futuro.

Espero que você use esta ferramenta da melhor forma, aproveitando o potencial de identificar mudanças e traçar estratégias. Bora decolar!!




38 visualizações0 comentário
bottom of page