• Georgina Morelli Matos

Consultoria 4.0: Pensamento Digital


A contagem regressiva para o lançamento do livro "Empreender, tudo que você está fazendo errado" já havia começado, era outubro de 2021.

Faltava menos de um mês pro lançamento do meu primeiro livro e havia todo um planejamento de conteúdo, do evento, de atividades em geral acontecendo.


Foi então que recebi uma ligação da ABRACEM - Associação Brasileira de Consultores Empresariais. Era um convite! E que convite! A ABRACEM, organização na qual fiz algumas certificações, me convidava para entrar num projeto de coautoria de um novo livro, sendo autora de um dos capítulos.

O livro, traz o título desse artigo e fora elaborado por outros consultores convidados.


Foi um enorme desafio pessoal continuar com meu trabalho junto aos meus clientes, dar continuidade ao plano de lançamento do meu primeiro livro e ainda escrever um capítulo para outra obra. A sobrecarga foi enorme, porém extremamente prazerosa!

Entreguei o piloto do capítulo 3 dias antes do lançamento do meu livro, e assim, pude relaxar e curtir um momento de cada vez.


Escrever esse capítulo foi bem diferente do outro livro. Adotei a proposta de ser mais formal, mais acadêmica e incluir mais conhecimento técnico. Exigiu também que eu estudasse, pra não falar besteira!





O e-Book Consultoria 4.0 Pensamento Digital, traz importantes reflexões e aprendizados sobre a consultoria na era digital, compartilhadas por um grupo de consultores que, sob a organização da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSULTORES EMPRESARIAIS - ABRACEM, reuniram conhecimentos e percepções relacionados aos grandes desafios frente ao mundo digital.

Você pode comprar o livro em sua versão digital clicando AQUI.


O livro contém 7 capítulos de diferentes consultores e diferentes abordagens a respeito do tema Pensamento Digital.

No caso do capítulo escrito por mim, abordo a transformação digital no marketing, as mudanças que ocorreram ao longo dos anos e o que está para acontecer.

Abordo uma linha do tempo, dividindo as eras do marketing entre 1 e 5.0, tal qual o pai do marketing, Philip Kottler.

Cada uma dessas fases vai evoluindo para cada dia mais colocarmos o cliente no centro do nosso negócio e fazermos da tecnologia instrumento para otimizar, melhorar e alavancar os processos empresariais.

Além disso, a marca passa a ter um papel ainda mais fundamental no resultado da empresa, pois além de representar um produto, ela passa a representar todos os valores, moral, conduta, escolhas, etc. que uma empresa faz enquanto atua no mercado.


Como digo num trecho do livro:


"Cada vez mais a NARRATIVA que a marca cria a respeito de si mesma é mais importante que o próprio produto em si, pois define como o cliente se sentirá sobre ele mesmo ao consumir de determinada marca.

Empresas, ao definirem seu público-alvo e sua proposta de valor, podem e devem criar conexões emocionais com seus clientes a partir de suas histórias. Histórias essas expostas principalmente nas redes sociais, no site, nos mecanismos de busca, nas campanhas publicitárias, nas grandes mídias de massa “tradicionais” (televisão, rádio, outdoors)."


Como disse anteriormente, você pode adquirir a versão digital do livro no site da Hotmart .

Com ele você terá acesso ao meu artigo e de outros excelentes consultores. Artigos interessantíssimos como o do Rogerio Nunes, que relata a mudança do seu modelo de negócio para um modelo totalmente virtual ou o do Eduardo Strang, que deforma muito didática fala sobre a modernização, inovação e mudança dentro das organizações.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo