• Georgina Morelli Matos

Os 10 Mandamentos do Marketing

Tal qual Moisés, desço do Monte Sinai com 10 mandamentos entalhados na pedra, para que vocês evitem uma vida de pecado no marketing dos negócios de vocês!


01 - Buscarás satisfazer seu cliente acima de todas as outras coisas;

Para ter lucro e criar relacionamentos duradouros com nossos clientes, temos que focar na satisfação deles. Mesmo que percamos 1 venda particular, pode ser que não percamos o cliente de vez. A satisfação do cliente que escolhemos atender [aquele traçado no público alvo e definição de persona(s)], deve ser o foco principal da operação! Amém!


02 - Só abrirás canais de comunicação que vais estar presente para responder e interagir - e ninguém ficará sem resposta;

Essa vontade louca de abrir perfis em todas as redes sociais, criar formulários de contato que são enviados para o além... deve ser contida! Se você não tem estrutura para comportar múltiplos canais de comunicação, foque nos mais importantes e fique atento com o contato do cliente, que está cada vez mais imediatista e com expectativa de tempo de resposta cada vez menor. Tá amarrado!


03 - Trabalharás com melhoria contínua em processos, produtos e pessoas da sua organização;

Se o pecado capital da preguiça te mantém na zona de conforto, é difícil que você consiga escalar faturamento. Sem pensar em melhorias, seu negócio irá se estagnar e você assistirá, da zona de conforto, concorrentes e similares tomando seus clientes e avançando sem você.


04 - Honrarás sua marca em toda identidade visual comunicada ao mercado;

Se você tem uma marca, espero que desenvolvida por um profissional, honre-a! Aplique respeitando o manual de uso e a identidade desenvolvida. Crie padrões que te torne facilmente identificável e que fortaleça o seu negócio. Tudo posso com a marca que me fortalece!


05 - Não agirás sem planejamento estratégico, de forma aleatória;

Você acha que a arca de Noé foi construída sem planejamento pra execução da obra?! Planejar suas ações é prever o sucesso! Glória!


06 - Acompanharás os resultados do seu negócio, para auxiliar na tomada de decisão;

Seja o resultado financeiro, o número de clientes ou o nível de engajamento da marca, quem não mede, não gerencia! Crie suas próprias réguas de medida para melhorar a tomada de decisão e parar de comparar com o negócio do vizinho.


07 - Buscarás constantemente a inovação em todos os aspectos da sua empresa, acompanhando e prevendo tendências do mercado;

Inovar é buscar a evolução. Não dá pra empreender de cabeça abaixada para o que acontece no mercado. Deus tá vendo você fazendo o básico e só reclamar que não consegue evoluir.


08 - Não levantarás falsos testemunhos sobre seus produtos/serviços;

Mentir, enganar, exagerar, dar garantias infundadas não só é errado como te torna uma pessoa escrotinha. Segue o caminho do bem, da verdade e da transparência SEMPRE!


09 - Serás coerente com sua proposta de valor, diferenciais e posicionamento da marca (mesmo em domingos e dias de guarda);

A coerência nas ações, levando em conta o posicionamento que você definiu adotar pra sua marca, é garantia de ir pro céu... quer dizer, garantia de ser bem visto pelos clientes certos, valorizado e diferenciado no mercado. Nada de atirar pra todo lado. Seja um sniper!


10 - Não reclamarás ou se justificarás em vão, buscarás sempre uma mentalidade de foco na resolução de problemas.

Reclamar e se justificar é coisa do tinhoso! Nada se resolve na base da reclamação. As coisas se resolvem e evoluem quando assumimos a responsabilidade pelos nossos sucessos e insucessos e trabalhamos a favor dele!


E aí, devemos incluir mais mandamentos nessa lista?!

Reflitam em cima dessa lista com carinho! Tenho certeza que uma visão diferente sobre cada item dessa lista pode fortalecer MUITO o seu negócio.


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