Tal qual Moisés, desço do Monte Sinai com 10 mandamentos entalhados na pedra, para que vocês evitem uma vida de pecado no marketing dos negócios de vocês!
01 - Buscarás satisfazer seu cliente acima de todas as outras coisas;
Para ter lucro e criar relacionamentos duradouros com nossos clientes, temos que focar na satisfação deles. Mesmo que percamos 1 venda particular, pode ser que não percamos o cliente de vez. A satisfação do cliente que escolhemos atender [aquele traçado no público alvo e definição de persona(s)], deve ser o foco principal da operação! Amém!
02 - Só abrirás canais de comunicação que vais estar presente para responder e interagir - e ninguém ficará sem resposta;
Essa vontade louca de abrir perfis em todas as redes sociais, criar formulários de contato que são enviados para o além... deve ser contida! Se você não tem estrutura para comportar múltiplos canais de comunicação, foque nos mais importantes e fique atento com o contato do cliente, que está cada vez mais imediatista e com expectativa de tempo de resposta cada vez menor. Tá amarrado!
03 - Trabalharás com melhoria contínua em processos, produtos e pessoas da sua organização;
Se o pecado capital da preguiça te mantém na zona de conforto, é difícil que você consiga escalar faturamento. Sem pensar em melhorias, seu negócio irá se estagnar e você assistirá, da zona de conforto, concorrentes e similares tomando seus clientes e avançando sem você.
04 - Honrarás sua marca em toda identidade visual comunicada ao mercado;
Se você tem uma marca, espero que desenvolvida por um profissional, honre-a! Aplique respeitando o manual de uso e a identidade desenvolvida. Crie padrões que te torne facilmente identificável e que fortaleça o seu negócio. Tudo posso com a marca que me fortalece!
05 - Não agirás sem planejamento estratégico, de forma aleatória;
Você acha que a arca de Noé foi construída sem planejamento pra execução da obra?! Planejar suas ações é prever o sucesso! Glória!
06 - Acompanharás os resultados do seu negócio, para auxiliar na tomada de decisão;
Seja o resultado financeiro, o número de clientes ou o nível de engajamento da marca, quem não mede, não gerencia! Crie suas próprias réguas de medida para melhorar a tomada de decisão e parar de comparar com o negócio do vizinho.
07 - Buscarás constantemente a inovação em todos os aspectos da sua empresa, acompanhando e prevendo tendências do mercado;
Inovar é buscar a evolução. Não dá pra empreender de cabeça abaixada para o que acontece no mercado. Deus tá vendo você fazendo o básico e só reclamar que não consegue evoluir.
08 - Não levantarás falsos testemunhos sobre seus produtos/serviços;
Mentir, enganar, exagerar, dar garantias infundadas não só é errado como te torna uma pessoa escrotinha. Segue o caminho do bem, da verdade e da transparência SEMPRE!
09 - Serás coerente com sua proposta de valor, diferenciais e posicionamento da marca (mesmo em domingos e dias de guarda);
A coerência nas ações, levando em conta o posicionamento que você definiu adotar pra sua marca, é garantia de ir pro céu... quer dizer, garantia de ser bem visto pelos clientes certos, valorizado e diferenciado no mercado. Nada de atirar pra todo lado. Seja um sniper!
10 - Não reclamarás ou se justificarás em vão, buscarás sempre uma mentalidade de foco na resolução de problemas.
Reclamar e se justificar é coisa do tinhoso! Nada se resolve na base da reclamação. As coisas se resolvem e evoluem quando assumimos a responsabilidade pelos nossos sucessos e insucessos e trabalhamos a favor dele!
E aí, devemos incluir mais mandamentos nessa lista?!
Reflitam em cima dessa lista com carinho! Tenho certeza que uma visão diferente sobre cada item dessa lista pode fortalecer MUITO o seu negócio.