top of page
  • Georgina Morelli Matos

DICAS PARA ENCARAR O HOME OFFICE DE MANEIRA LEVE E EFICIENTE


Quem me conhece um pouco sabe que trabalho em formato de home office desde o início da minha caminhada empreendedora. Ou seja, são 4 anos de muito café, cafuné e fé dentro de casa, saindo apenas para atendimento aos clientes em seus pontos físicos.

Com a chegada do corona vírus, muitas empresas se viram obrigadas a adotar esse processo. E pode ter certeza, muitas vão descobrir que é possível, mais barato e mais vantajoso.

Se você está começando a se adaptar agora, confira abaixo algumas dicas importantes que vão lhe ajudar nesse processo. Dica de amiga mesmo!


1 - Desenvolva disciplina, foco e auto-gerenciamento. Esses três aspectos são importantíssimos para você conseguir se virar, procrastinar menos e parar de justificar sua falta de produtividade.


2 - Tenha ferramentas! Faça uso de ferramentas, sejam virtuais ou não, que lhe ajudem a organizar seu fluxo de trabalho e fazer trocas com as pessoas com quem trabalha. Google drive, planilhas de excel, planners e Trello, são só alguns exemplos


3 - Estabeleça rotinas e metas. Assim como indo até o seu trabalho, você bateria ponto e cumpriria horário, até mesmo para se alimentar, faça o mesmo dentro de casa, mesmo trabalhando em períodos diferenciados. É fundamental estabelecer uma rotina para você se organizar. As metas também são fundamentais para você não trocar o trabalho por outras distrações que sua casa oferece.


4 - Parceiros são um tesouro! Mantenha-os sempre por perto e cultive novas parcerias. Apensar do isolamento social, sem parceiros virtuais, nosso trabalho fica muito mais difícil.


5 - FAÇA PAUSAS. Tão importante quanto o trabalho em si, são as pausas que você faz para colocar a cabeça no lugar, relaxar e zerar o estresse. Mas não vale pausa fake, que é tomar café enquanto trabalha. É pausa de verdade!


6 - Alinhe expectativas. Com a distância, a falta de comunicação constante pode causar inseguranças ou falhas. Por isso, sempre alinhe as expectativas, a forma de comunicação e horários.


7 - Blinde-se das distrações. Adote medidas para impedir que você seja afetado pelo vizinho, pela família, pelo whats... enfim, foco total na produtividade e deixe as distrações para as pausas.


8 - Tenha um espaço dedicado ao trabalho. Aqui em casa tenho um escritório para chamar de meu. se for possível, adote um lugar da casa para este trabalho. Um local que seja arejado e iluminado e que você possa, assim, separar seu momento de trabalho do seu momento de laser.


É isso, espero ter te ajudado. E saiba: toda mudança exige um processo de adaptação e muitas vezes você vai tentar métodos que talvez não funcionem de primeira. Faz parte! Persista!



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page