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  • Georgina Morelli Matos

INOVAÇÃO NO MEIO DO PÃO - Marketing para hamburgueria

Se um empreendedor mirar na melhoria contínua do seu negócio, com certeza vai acertar na inovação. Inovação deve estar presente na cultura empresarial de todas as empresas e a prova de que ela é fundamental para o crescimento do negócio, está nesse case maravilhoso que descrevo a seguir.


Taberna Burger House é uma hamburgueria com 6 anos de atuação na cidade de Garopaba - SC, sendo que atualmente somam-se 3 unidades: uma no bairro Campo Duna, Garopaba; uma no Centro de Garopaba; e uma no Centro de Imbituba. Para continuar crescendo e ter sua marca mais valorizada no mercado, perceberam que deveriam seguir inovando.

Foi aí que nos conhecemos e firmamos projeto para renovar, reposicionar sua marca e desenvolver processos de marketing dentro do negócio.

O processo foi de: entendimento do negócio, desenvolvimento do redesign da marca, sua aplicação em todos os pontos de contato com o cliente e estabelecimento de processo de planejamento de ações com base no calendário comercial e sazonal. O resultado foi uma elevação no valor percebido da marca por parte da equipe do Taberna e dos clientes, uma profissionalização da divulgação e demais ações comerciais, o que se refletiu no aumento do faturamento, ticket médio e fidelização dos clientes.

No vídeo abaixo você pode conhecer um pouco mais do case do Taberna e os resultados obtidos


O que queríamos: Objetivo geral: atuação estratégica da marca no mercado onde está inserida visando maior atratividade e visibilidade da marca. - Renovação da marca e identidade visual aplicada ao PDV e embalagens; - Desenvolvimento de uma linguagem visual adequada ao produto; - Planejamento e execução de ações de marketing internas e externas;


Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

01) Renovação da marca - inovar sem partir do zero, mantendo características do design anterior, porém trazendo originalidade, jovialidade e técnica para essa nova fase. Parte importante do processo de renovação foi focar na parte técnica da marca, desenvolvendo manual de uso, estabelecendo padrões de cores, tipografia e orientações de aplicação do logotipo.

Marca do Taberna, antes e depois.


02) Aplicação da marca com uma perspectiva mais jovial em tudo que a marca toca.

Desenhamos novos padrões para embalagens: primária - seda do lanche e sacos das mini porções, secundária - caixa do lanche, terciária - saco kraft para transporte dos produtos para entrega. Também fora desenvolvido padrão de uniformes casuais - mirando público jovem da equipe, como também uma próxima fase de lançamento de produtos com marca do Taberna para um espaço de lojinha love brand. Adesivos, lacres, placas, avatares digitais, proposta de fachada, etc., foram também desenvolvidos. A aplicação dessa identidade nova vai gradualmente sendo incorporada, respeitando prioridades de investimento, estoque antigo e orçamento destinado.


Embalagem secundária, antes e depois.


03) Atenção aos detalhes, colocando o produto em si no lugar de destaque nas mídias, além do desenvolvimento de uma linguagem fotográfica exclusiva, que gerasse um padrão na mente do consumidor. O auxiliando, assim, a perceber sabor, valor e qualidade antes mesmo de experimentar o produto. Foco em mostrar textura e cores dos alimentos, incluindo poucos elementos cenográficos e mantendo presente as cores da marca - amarelo, azul e preto.

Foto dos produtos, antes e depois.


04) Implantação de processos de marketing que envolvessem o planejamento de ações especiais para o calendário comercial, antecipando demandas e planejando ações mais consistentes em datas como dia dos pais, festas regionais, festas de final de ano, dia das mães. O que fez parte a comunicação - no ponto de venda e nas redes sociais, lançamento de edições especiais de produtos, interação com clientes nas redes o no delivery, etc;

Foto dos lanches e identidade visual, antes e depois.


05) Inclusão de produtos no menu que possibilitasse o aumento de ticket e um posicionamento mais inovador diante da concorrência - tais como novas opções de bebidas (iced teas, sodas italianas e limonadas), mais opções de sobremesa (sabores novos de milk shake, brownie) e novas porções (frango, batata com catupiry);


Pink Lemonade, Iced Tea e Sodas Italianas - novidades no cardápio.


06) Novo cardápio com design mais moderno, fotos produzidas de todos os produtos e mudança na organização dos produtos para melhorar a navegação do cliente e, ao mesmo tempo, auxiliar o atendente na venda.

Mock-up do novo menu.



Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto) - Aumento de 38% no ticket médio entre ano de 2021 e 2022 - e ainda subindo;

- Aumento de 5% no faturamento de 2022 em relação ao ano anterior - sendo que muitas das ações planejadas foram executadas a partir do segundo semestre de 2022;

- Aumento de 21% em recorrência de vendas - taxa de recompra;

- Aumento da percepção de valor da marca, saindo de um posicionamento de preço, para um posicionamento de conveniência e experiência.

- Aumento de padrão e estabelecimento de linguagem visual única e coerente, o que tem gerado no cliente interno e externo uma percepção de seriedade, qualidade e profissionalismo - sem perder o fator jovial da marca.

O que foi importante para conquistar esses resultados e operar todas essas mudanças? Confiança no processo de mudança, foco e determinação por parte do Taberna. Atributos que a empresa tem de sobra no DNA da sua cultura.

Este ano de 2023 estamos dando sequência ao trabalho iniciado, implantando ainda mais inovações e planejando com visão de longo prazo, sem deixar escapar as necessidades emergenciais.


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