• Georgina Morelli Matos

Marketing do tipo NASA!?


Até assistir o filme "Estrelas Além do Tempo" (veja!) eu nunca tinha parado pra refletir o quão complexo é tudo que envolve o projeto de um foguete e o lançamento do mesmo da terra pra fora.





O filme está longe de se limitar ao contexto da dificuldade do projeto, mas vocês conseguem imaginar lançar um foguete pro espaço sem uma boa equipe, sem planejamento, sem fazer conta, sem prever cada problema possível? Já pensou o engenheiro projetar de qualquer jeito e dizer: "Vai dar certo, tá ruim pra todo mundo, mas acho que vai funcionar..." 🙄


Porque essa preparação e execução em nível de excelência faz sentido pra NASA e não faria sentido pro seu empreendimento? Parece que estou falando de uma galáxia distante?




Porque ainda somos tão irresponsáveis com a energia, tempo e dinheiro que investimos no empreendimento? Recursos esses que são nossos e são finitos e não renováveis.


Apesar da disparidade de estrutura da NASA e da maioria dos demais empreendimentos, buscar a melhoria contínua, ter metas claras e trabalhar o marketing do seu empreendimento deveria ser como construir um "foguete do tipo NASA"


Temos todos os dias vários cometas, chamados "oportunidade" passando em nossa porta. Porque não pegar carona nessa cauda de cometa? Resolver fazer bem feito considerando tudo que envolve o empreendedorismo.


E esse tudo que envolve, o marketing também está lá!

Mas Georgina, qual é o Marketing do tipo NASA?


A NASA administra 500 perfis nas redes sociais; tem sua marca licenciada em todo tipo de produto, ganhando bom faturamento em cada venda; depois de colocar um homem na Lua, saiu da realidade para ficção, sendo temática de vários filmes (como o que mencionei no começo desse post) ; a NASA lança concursos para resolver problemas como a questão do lixo espacial, premiando em dinheiro e envolve toda a comunidade nisso;

Quero lembrar vocês tripulantes que a NASA tem concorrentes em outras partes do mundo (e quiçá das Galáxias 😂), e mesmo assim, continua sendo um ícone pop e sendo mencionada como referência em várias situações.


Que tal implantar uma gestão do tipo NASA? Você merece um negócio estrelado!




4 visualizações0 comentário