top of page
  • Georgina Morelli Matos

No Vingadores - Guerra Infinita, o Thanos usa uma manopla que qualquer empreendedor gostaria de ter

Brincando com o enredo dessa história sensacional da Marvel, convido vocês a refletirem sobre a importância do planejamento e outros aspectos importantes no seu empreendimento.

Se você pudesse vestir a manopla com as jóias do infinito para o se negócio, quais os poderes que cada pedra daria para você?


- Jóia do Poder - como diria o Tio Ben, no primeiro filme do homem aranha, com grandes poderes, veem grandes responsabilidades. Mas mais do que isso, só você tem o poder de mudar e tomar decisões na sua vida. Quando você terceiriza sua vida para outra pessoa, você vai trabalhar para realizar o sonho de outras pessoas e não o seu. Por isso, a jóia do poder é responsável por te empoderar para tomar decisões, assumir a responsabilidade pelo seu sucesso, sem terceirizar a responsabilidade de sonhar seus sonhos. Tomamos decisões todos os dias e o empreendedor deve ter o poder de fazer isso de forma sensata, ágil, sempre com foco nos objetivos.


- Jóia da Realidade - No filme, a jóia da realidade cria realidades alternativas e ilusórias, que é a mesma coisa que acontece quando o empreendedor limita-se a pensar dentro do seu "quadrado". A jóia da realidade, nesse caso, é indispensável para dar ao empreendedor a capacidade de considerar opções, pesquisar, aprender, se atualizar e, principalmente, desenvolver ferramentas e rotinas que permitam que ele veja o seu negócio de forma clara, com dados que permitam uma análise racional do cenário, o que ajuda, e MUITO, no poder de tomar decisões.


- Jóia do Espaço - se na Marvel, a jóia do espaço te permite estar em qualquer lugar do universo, no universo empreendedor, a jóia do espaço permite preencher todos eles. Sabemos que o empreendedor muitas vezes assume vários papéis e tarefas da empresa. Essa jóia permite você colocar cada papel separado, dando a devida atenção sem deixar aquilo que foge da sua zona de conforto de lado.


- Jóia do Tempo - Quem não queria voltar no tempo? Reviver algum fato ou mudar uma ou outra coisinha? Infelizmente vivemos uma realidade em que não podemos mudar o passado, mas podemos ressignificá-lo. Essa jóia do tempo empreendedora, não muda o passado, mas altera o futuro. Dá a capacidade de valorizar melhor o tempo que investimos em cada atividade e em cada aspecto de nossas vidas. Melhora a percepção de que devemos, sim, dedicar tempo para trabalhar, mas que o descanso faz parte do trabalho, para oxigenar as ideias e dar mais impulso às ações.


- Jóia da Mente - A Jóia da mente, no mundo empreendedor, dá equilíbrio à mente na certeza de que sem uma mente saudável, e sem inteligência emocional, fica difícil ultrapassar certas barreiras. Investir em auto-conhecimento e inteligência emocional é compreender melhor as nossas decisões e as decisões dos demais, é lidar melhor com nossas frustrações e fortalecer nossa mente diante de uma consciência maior daquilo que somos e desejamos.


- Jóia da Alma - diferente do uso dado no universo Marvel, em que a jóia da alma é usada para manipular e alterar a alma das pessoas, no universo empreendedor, ela te convida a empreender com alma, com propósito claro, em benefício do consumidor e do mundo que nos cerca. a Jóia da Alma funciona para quem faz o que ama, para quem age de forma sistêmica e coerente com o momento atual do mundo, agregando valor à empresa pensando de forma sustentável.


Se você empreende, sabe das dificuldades de planejar o futuro do negócio pensando nas diversas variáveis que temos ao nosso redor. A impressão que fica é que cada decisão nos leva a uma nova realidade e uma nova possibilidade de futuro, cabendo a nós mesmos assumir a responsabilidade por essas decisões, construindo assim, o nosso futuro.

Nessa comparação entre as jóias do infinito e particularidades da vida empreendedora, nos damos conta de que temos todas as jóias e poderes dentro de nós. Cabe a nós usa-las e despertar todo esse potencial dentro da gente.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page