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  • Georgina Morelli Matos

05 FORMAS EFICAZES DE DEIXAR O SEU CLIENTE MAIS FELIZ!

01 - Esteja atento e antecipe necessidades. Uma boa forma de fazer novos negócios pro mesmo cliente ou mesmo aumentar o ticket de venda é antecipar necessidades. Exemplo: Numa loja a cliente compra um vestido e, atenta à necessidade da sua cliente, a vendedora oferece jóias para compor o look.


02 - É muito mais fácil o cliente ficar insatisfeito quando não está claro para você aquilo que ele deseja, e nem para ele o que você está ofertando. Por isso, deixe claro aquilo que adoramos falar: a "promessa de venda". Que nada mais é do que aquilo que você entregará à ele. Por exemplo, em uma contratação de serviço de limpeza do carro, ao deixar de lado a limpeza interna, você pode frustrar o cliente, então é sempre importante avisar o que está dentro do serviço.


03 - Assuma a responsabilidade pelo seus erros. Errou? Assuma! É isso! Puxe a responsabilidade da resolução do problema para você, e assim, deixe o cliente tranquilo para contar contigo nos momentos em que as  coisas saírem erradas. Exemplo: errou o endereço de entrega? Corrija o erro, esclareça e ofereça uma compensação. Pior do que o erro é como você se comporta a partir dele.


04 - Faça, no mínimo, o que esperam de você! E aí, vá além, surpreendendo o cliente com algum adicional, detalhe a mais ou resultado além do esperado. Se você não consegue suprir nem o que lhe é pedido, hora de rever o seu negócio. 


05 - Se faça presente, mantenha contato, esteja por perto. Muito comum o cliente acabar comprando de outras pessoas porque você simplesmente esqueceu dele. Não cometa essa gafe! Esteja sempre em contato e não perca vendas para a concorrência.

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